Rush: conheça as 9 músicas favoritas do baixista e vocalista Geddy Lee
27/06/2020 15:21 em Música

Existem poucos artistas no mundo tão talentosos em tocar seus instrumentos quanto Rush. Com Alex Lifeson na guitarra, o grande e saudoso Neil Peart na bateria e Geddy Lee no baixo, o trio passaria a dominar o mundo do Prog Rock.

É um espaço tão íntimo ligado à ideia de evolução criativa que é difícil imaginar um jovem Lee, Lifeson ou Peart sentado e realmente ouvindo discos de seus contemporâneos. No entanto, acontece que eles fizeram, e abaixo temos as nove músicas favoritas de Geddy Lee de todos os tempos.

A lista é fornecida como cortesia da Guitar World e vê Lee não apenas selecionar nove de suas músicas favoritas de todos os tempos, mas também alguns motivos pelos quais as escolheu.

Geddy Lee prestou homenagem àquelas influências que ajudaram a moldar Rush, dizendo que foram profundamente influenciadas por Jethro Tull"Na minha opinião, este é o primeiro álbum conceitual verdadeiramente bem-sucedido de uma banda britânica de prog-rock", disse ele. “Eles até trouxeram uma flauta para o rock pesado. Como eles ousam! [risos]”.

Além de Jethro Tull, Lee também prestou homenagem a outros artistas britânicos notáveis ​​como Genesis e a brilhante banda Cream, liderada por Clapton. Escolhendo a música deles 'Spoonful', Lee destacou que era Jack Bruce quem era a verdadeira estrela: “Para mim, 'Spoonful' era mais sobre a grande voz de Jack Bruce e sua atuação aventureira. Bruce, como todos os baixistas que eu mencionei, não estava contente em ser um baixista de fundo, ficando em segundo plano”.

Lee continuou: “Ele está tocando um baixo Gibson obviamente alto demais, distorcendo os alto-falantes. Mas deu a ele um som agressivo e uma espécie de tom de “aranha”, e eu amo tudo sobre isso”. É o resumo perfeito do Rush como uma banda inteira. Não apenas feliz por apreciar e amontoar elogios aos outros, mas também por torná-lo íntimo e melhorar a si mesmo.

Lee também fez uma anotação, e tirar o chapéu ao The Who escolhendo a música 'My Generation', mas ele observa que a versão Live at Leeds é a melhor: “Que som incrível de guitarra neste álbum! E [Pete] Townshend toca alguns solos, o que ele geralmente nunca faz. Havia alguém melhor em se expressar através de acordes poderosos?”.

Ele acrescenta: “Adorei esse disco e sei que Alex [Lifeson] também. Toda vez que tocávamos como uma banda jovem, acabávamos tocando partes desse disco”.

Outro show ao vivo que moldou a percepção de Lee sobre o rock foi o Led Zeppelin, escolhendo a música 'How Many More Times', ele disse: “Estávamos na segunda fila e, quando eles tocaram essa música, isso me surpreendeu. Reafirmou para mim todo o potencial criativo de misturar Hard Rock com música progressiva. John Paul Jones era o herói desconhecido da banda”.

Abaixo, você encontra a lista completa e de reprodução, e pode ler a entrevista completa.

As músicas favoritas de Geddy Lee, de todos os tempos:

‘Thick as a Brick’ – Jethro Tull

‘Time And a Word’ – Yes

‘How Many More Times’ – Led Zeppelin

‘I Ain’t Superstitious’ – Jeff Beck

‘Over Under Sideways Down’ – The Yardbirds

‘Watcher of the Skies’ – Genesis

‘3/5 of a Mile in Ten Seconds’ – Jefferson Airplane

‘Spoonful’ – Cream

‘My Generation’ – The Who

Por Gustavo Troiano

COMENTÁRIOS
PUBLICIDADE